Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) 2025

SIIE 2025 Call for Papers
IPV | Instituto Politécnico de Viseu
XXVII International Symposium of Education on Computers in Education

O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) constitui um fórum de âmbito internacional destinado à apresentação e discussão dos mais recentes avanços na investigação sobre tecnologias de apoio à aprendizagem, bem como da sua aplicação prática em contextos educativos. O evento visa, igualmente, promover a aproximação entre investigadores, desenvolvedores, representantes institucionais e professores, proporcionando um espaço de partilha perspetivas, conhecimentos e experiências.

A 27.ª edição do Simpósio centrar-se-á nos impactos do desenvolvimento digital na educação, nomeadamente no que respeita à Inteligência Artificial Generativa, às práticas de e-learning e b-learning. Tal enfoque não exclui a submissão e discussão de trabalhos relacionados com outras temáticas pertinentes, disponíveis na secção Tópicos

Contribuições

O Simpósio convida a contribuições de elevada qualidade que apresentem trabalhos originais no domínio da Informática Educativa, alinhados com os tópicos de interesse do evento. As submissões podem ser escritas em espanhol, português ou inglês; no entanto, o título e o resumo deverão ser redigidos em inglês. A apresentação de artigos no Simpósio poderá igualmente realizar-se em qualquer destas três línguas. Todas as contribuições devem ser submetidas em formato PDF e estar em conformidade com as Instruções Oficiais de Formatação de Proceedings da IEEE.

São aceites três tipos de artigos:

  • Contribuições regulares, limitadas a um máximo de 6 páginas.
  • Artigos de consórcio de doutoramento, também com um máximo de 6 páginas, destinados à apresentação de resultados preliminares de estudantes de doutoramento na área de computação aplicada à educação
  • Artigos de resumo de projeto, com uma extensão entre 2 a 4 páginas, que apresentem os resultados de um projeto relacionado aos tópicos da conferência. Devem incluir Introdução, Descrição, Resultados e Impacto

As submissões devem ser feitas através da plataforma EasyChair ( https://easychair.org/conferences/?conf=siie2025 ).

Os artigos aceites serão incluídos numa edição de pós-proceedings, que será submetida à IEEE para possível publicação no IEEEXplore (indexada pela Clarivate WoS e SCOPUS). Os artigos a serem publicados como proceedings da IEEE devem ser escritos em Inglês.

Os melhores artigos também serão selecionados para publicação em versão estendida em várias revistas. Edições especiais já confirmadas em:

  • Revista IEEE RITA
  • IE Comunicaciones
  • Revista Millenium

Datas Importantes

  • Submissão de artigos: 22 de junho de 2025.
  • Notificação de aceitação: 20 de julho de 2025.
  • Prazo camera-ready: 15 de outubro de 2025.
  • Inscrição no SIIE: até 22 de outubro de 2025.
  • Conferência: 20 a 22 de novembro de 2025.

Tópicos

Segue-se uma lista de temas de interesse para o simpósio:

  • Inteligência artificial na educação
  • Autoria de conteúdos educativos
  • Aprendizagem colaborativa
  • Desenho e padronização de tecnologias educativas, metadados e linguagens de modelagem
  • Design, desenvolvimento e avaliação de software educativo
  • Ensino a distância, online e híbrido
  • e-Assessment: teoria, métodos, ferramentas e práticas
  • Data mining de dados educativos
  • Robótica educativa
  • Simulações e videojogos educativos
  • Aplicações de software educativo em domínios específicos
  • Mundos virtuais educativos
  • Interação humano-computador em contextos educativos
  • Aprendizagem inclusiva e Educação Especial
  • Gestão de conhecimento, tecnologia e competências em contextos educativos
  • Learning analytics
  • Sistemas de gestão de aprendizagem: arquiteturas e plataformas
  • Metodologias e práticas de uso de software educativo
  • Multimédia, hipermédia e visualização na educação
  • Suporte à aprendizagem não formal e informal no local de trabalho
  • Conhecimento aberto em contextos educativos
  • Teorias pedagógicas aplicadas ao design de software educativo
  • Ambientes de aprendizagem personalizados
  • Aplicações da web semântica na educação
  • Web social e comunidades de aprendizagem
  • Formação de professores em TIC
  • Aprendizagem ubíqua e móvel
  • Laboratórios virtuais e remotos
  • Realidade virtual, aumentada e mista
  • Recursos, ferramentas e sistemas de cursos baseados na web

Comissões

Steering Committee

  • Martín Llamas Nistal (Universidad de Vigo, Espanha) – Presidente
  • Cristina Azevedo Gomes (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Francisco José García-Peñalvo (Universidad de Salamanca, Espanha)
  • António José Mendes (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Ángel Velázquez Iturbide (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha)
  • Juan Manuel Dodero Beardo (Universidad de Cádiz, Espanha)

Presidentes da Comissão Científica

  • Isabel Pereira (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
  • Miguel Ángel Conde González (Universidad de León – Universidad de Salamanca, Espanha)

Comissão Científica

  • Alicia García Holgado - Universidad de Salamanca, España
  • Ana Amélia Carvalho - Universidade de Coimbra, Portugal
  • Ana Belén González Rogado - Universidad de Salamanca, España
  • Ana Isabel Molina - Universidad de Castilla-La Mancha, España
  • Anabela Gomes - Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
  • Ángel Velázquez Iturbide - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Antonio Balderas Alberico - Universidad de Cádiz, España
  • António José Mendes - Universidade de Coimbra, Portugal
  • António José Osório - Universidade do Minho, Portugal
  • Antonio Manso - Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
  • Antonio Sarasa Cabezuelo - Universidad Complutense de Madrid, España
  • Begoña Ferrero Martín - Universidad del País Vasco, España
  • Belmiro Rego - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Carina González González - Universidad de La Laguna, España
  • Carla Morais - Universidade do Porto, Portugal
  • Carlos Brigas - Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
  • Carlos Delgado Kloos - Universidad Carlos III de Madrid, España
  • Célio Marques - Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
  • Covadonga Rodrigo - Universidad Nacional de Educación a Distancia, España
  • Cristina Azevedo Gomes - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Diana Pérez Martín - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Eduarda Ferreira - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Estefanía Martín Barroso - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Faraón Llorens Largo - Universidad de Alicante, España
  • Fernando Albuquerque Costa - Universidade de Lisboa, Portugal
  • Fernando Mikic - Universidade de Vigo, España
  • Fernando Ramos - Universidade de Aveiro, Portugal
  • Francisco José García Peñalvo - Universidad de Salamanca, España
  • Gabriel José Guerrero Contreras - Universidad de Cádiz, España
  • Henrique Gil - Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Jaime Sánchez - Universidad de Chile, Chile
  • Jaime Urquiza - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Jesús González Boticario - Universidad Nacional de Educación a Distancia, España
  • João Torres – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
  • José Luis Sierra Rodríguez - Universidad Complutense de Madrid, España
  • José V. Benlloch-Dualde - Universidad Politécnica de Valencia, España
  • Juan Manuel Dodero Beardo - Universidad de Cádiz, España
  • Luis Anido Rifón - Universidad de Vigo, España
  • Luis Pedro - Universidade de Aveiro, Portugal
  • Luis Valente - Universidade do Minho, Portugal
  • Manuel Caeiro Rodríguez - Universidad de Vigo, España
  • Manuel Ortega Cantero - Universidad de Castilla-La Mancha, España
  • Manuel Palomo Duarte - Universidad de Cádiz, España
  • Manuel Pérez Cota - Universidad de Vigo, España
  • Maria João Gomes - Universidade do Minho, Portugal
  • Maria João Silva - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
  • Maria José Marcelino - Universidade de Coimbra, Portugal
  • Maria Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra, Portugal
  • Maribel Miranda Pinto - Universidade Aberta, Portugal
  • Martín Llamas Nistal - Universidad de Vigo, España
  • Maximiliano Paredes Velasco - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Miguel Ángel Redondo Duque - Universidad de Castilla-La Mancha, España
  • Neuza Pedro - Universidade de Lisboa, Portugal
  • Pedro Henriques - Universidade do Minho, Portugal
  • Pilar Rodríguez Marín - Universidad Autónoma de Madrid, España
  • Ramón Fabregat Gesa - Universitat de Girona, España
  • Rita Cadima - Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Rosário Rodrigues - Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
  • Sara Balderas Díaz - Universidad de Cádiz, España
  • Susana Nieto Isidro - Universidad de Salamanca, España
  • Yannis Dimitriadis - Universidad de Valladolid, España

Comissão Organizadora

  • António Lucas (CCTIC, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Belmiro Rego (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Cristina Azevedo Gomes (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal) - Presidente
  • Luísa Augusto (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Maria Figueiredo (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Miguel Midões (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Pedro Rito (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Salomé Morais (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Sonia Ferreira (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Teresa Gouveia (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)

Contacto

Todas as questões sobre submissões devem ser enviadas para siie2025@esev.ipv.pt.