Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) 2025

SIIE 2025 Call for Papers
IPV | Instituto Politécnico de Viseu
XXVII International Symposium of Education on Computers in Education

O Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE) constitui um fórum de âmbito internacional destinado à apresentação e discussão dos mais recentes avanços na investigação sobre tecnologias de apoio à aprendizagem, bem como da sua aplicação prática em contextos educativos. O evento visa, igualmente, promover a aproximação entre investigadores, desenvolvedores, representantes institucionais e professores, proporcionando um espaço de partilha perspetivas, conhecimentos e experiências.

A 27.ª edição do Simpósio centrar-se-á nos impactos do desenvolvimento digital na educação, nomeadamente no que respeita à Inteligência Artificial Generativa, às práticas de e-learning e b-learning. Tal enfoque não exclui a submissão e discussão de trabalhos relacionados com outras temáticas pertinentes, disponíveis na secção Tópicos

Contribuições

O Simpósio convida a contribuições de elevada qualidade que apresentem trabalhos originais no domínio da Informática Educativa, alinhados com os tópicos de interesse do evento. As submissões podem ser escritas em espanhol, português ou inglês; no entanto, o título e o resumo deverão ser redigidos em inglês. A apresentação de artigos no Simpósio poderá igualmente realizar-se em qualquer destas três línguas. Todas as contribuições devem ser submetidas em formato PDF e estar em conformidade com as Instruções Oficiais de Formatação de Proceedings da IEEE.

São aceites três tipos de artigos:

  • Contribuições regulares, limitadas a um máximo de 6 páginas.
  • Artigos de consórcio de doutoramento, também com um máximo de 6 páginas, destinados à apresentação de resultados preliminares de estudantes de doutoramento na área de computação aplicada à educação
  • Artigos de resumo de projeto, com uma extensão entre 2 a 4 páginas, que apresentem os resultados de um projeto relacionado aos tópicos da conferência. Devem incluir Introdução, Descrição, Resultados e Impacto
  • Todas as contribuições devem ser submetidas em ficheiros PDF e estar em conformidade com as instruções oficiais de formatação de actas do IEEE ( http://www.ieee.org/conferences_events/conferences/publishing/templates.html ).

As submissões devem ser feitas através da plataforma EasyChair ( https://easychair.org/conferences/?conf=siie2025 ).

Os artigos recebidos vão ser revistos por três revisores e aqueles que forem aceites serão incluídos numa edição de pós-proceedings, que será submetida à IEEE para possível publicação no IEEEXplore (indexada pela Clarivate WoS e SCOPUS). Os artigos a serem publicados como proceedings da IEEE devem ser escritos em Inglês.

Os melhores artigos também serão selecionados para publicação em versão estendida em várias revistas. Edições especiais já confirmadas em:

  • Revista IEEE RITA
  • IE Comunicaciones
  • Revista Millenium

Datas Importantes

  • Submissão de artigos: 22 de julho de 2025 (NOVA DATA)
  • Notificação de aceitação: 15 de setembro de 2025 (NOVA DATA)
  • Prazo camera-ready: 15 de outubro de 2025
  • Inscrição no SIIE: até 22 de outubro de 2025
  • Conferência: 20 a 22 de novembro de 2025

Tópicos

Segue-se uma lista de temas de interesse para o simpósio:

  • Inteligência artificial na educação
  • Autoria de conteúdos educativos
  • Aprendizagem colaborativa
  • Desenho e padronização de tecnologias educativas, metadados e linguagens de modelagem
  • Design, desenvolvimento e avaliação de software educativo
  • Ensino a distância, online e híbrido
  • e-Assessment: teoria, métodos, ferramentas e práticas
  • Data mining de dados educativos
  • Robótica educativa
  • Simulações e videojogos educativos
  • Aplicações de software educativo em domínios específicos
  • Mundos virtuais educativos
  • Interação humano-computador em contextos educativos
  • Aprendizagem inclusiva e Educação Especial
  • Gestão de conhecimento, tecnologia e competências em contextos educativos
  • Learning analytics
  • Sistemas de gestão de aprendizagem: arquiteturas e plataformas
  • Metodologias e práticas de uso de software educativo
  • Multimédia, hipermédia e visualização na educação
  • Suporte à aprendizagem não formal e informal no local de trabalho
  • Conhecimento aberto em contextos educativos
  • Teorias pedagógicas aplicadas ao design de software educativo
  • Ambientes de aprendizagem personalizados
  • Aplicações da web semântica na educação
  • Web social e comunidades de aprendizagem
  • Formação de professores em TIC
  • Aprendizagem ubíqua e móvel
  • Laboratórios virtuais e remotos
  • Realidade virtual, aumentada e mista
  • Recursos, ferramentas e sistemas de cursos baseados na web

Comissões

Steering Committee

  • Martín Llamas Nistal (Universidad de Vigo, Espanha) – Presidente
  • Cristina Azevedo Gomes (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Francisco José García-Peñalvo (Universidad de Salamanca, Espanha)
  • António José Mendes (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Ángel Velázquez Iturbide (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha)
  • Juan Manuel Dodero Beardo (Universidad de Cádiz, Espanha)

Presidentes da Comissão Científica

  • Isabel Pereira (Instituto Politécnico de Leiria, Portugal)
  • Miguel Ángel Conde González (Universidad de León – Universidad de Salamanca, Espanha)

Comissão Científica

  • Alicia García Holgado - Universidad de Salamanca, España
  • Ana Amélia Carvalho - Universidade de Coimbra, Portugal
  • Ana Belén González Rogado - Universidad de Salamanca, España
  • Ana Isabel Molina - Universidad de Castilla-La Mancha, España
  • Anabela Gomes - Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
  • Ángel Velázquez Iturbide - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Antonio Balderas Alberico - Universidad de Cádiz, España
  • António José Mendes - Universidade de Coimbra, Portugal
  • António José Osório - Universidade do Minho, Portugal
  • Antonio Manso - Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
  • Antonio Sarasa Cabezuelo - Universidad Complutense de Madrid, España
  • Begoña Ferrero Martín - Universidad del País Vasco, España
  • Belmiro Rego - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Carina González González - Universidad de La Laguna, España
  • Carla Morais - Universidade do Porto, Portugal
  • Carlos Brigas - Instituto Politécnico da Guarda, Portugal
  • Carlos Delgado Kloos - Universidad Carlos III de Madrid, España
  • Célio Marques - Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
  • Covadonga Rodrigo - Universidad Nacional de Educación a Distancia, España
  • Cristina Azevedo Gomes - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
  • Diana Pérez Martín - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Eduarda Ferreira - Universidade Nova de Lisboa, Portugal
  • Estefanía Martín Barroso - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Faraón Llorens Largo - Universidad de Alicante, España
  • Fernando Albuquerque Costa - Universidade de Lisboa, Portugal
  • Fernando Mikic - Universidade de Vigo, España
  • Fernando Ramos - Universidade de Aveiro, Portugal
  • Francisco José García Peñalvo - Universidad de Salamanca, España
  • Gabriel José Guerrero Contreras - Universidad de Cádiz, España
  • Henrique Gil - Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
  • Jaime Sánchez - Universidad de Chile, Chile
  • Jaime Urquiza - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Jesús González Boticario - Universidad Nacional de Educación a Distancia, España
  • João Torres – Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
  • José Luis Sierra Rodríguez - Universidad Complutense de Madrid, España
  • José V. Benlloch-Dualde - Universidad Politécnica de Valencia, España
  • Juan Manuel Dodero Beardo - Universidad de Cádiz, España
  • Luis Anido Rifón - Universidad de Vigo, España
  • Luis Pedro - Universidade de Aveiro, Portugal
  • Luis Valente - Universidade do Minho, Portugal
  • Manuel Caeiro Rodríguez - Universidad de Vigo, España
  • Manuel Ortega Cantero - Universidad de Castilla-La Mancha, España
  • Manuel Palomo Duarte - Universidad de Cádiz, España
  • Manuel Pérez Cota - Universidad de Vigo, España
  • Maria João Gomes - Universidade do Minho, Portugal
  • Maria João Silva - Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
  • Maria José Marcelino - Universidade de Coimbra, Portugal
  • Maria Teresa Pessoa - Universidade de Coimbra, Portugal
  • Maribel Miranda Pinto - Universidade Aberta, Portugal
  • Martín Llamas Nistal - Universidad de Vigo, España
  • Maximiliano Paredes Velasco - Universidad Rey Juan Carlos, España
  • Miguel Ángel Redondo Duque - Universidad de Castilla-La Mancha, España
  • Neuza Pedro - Universidade de Lisboa, Portugal
  • Pedro Henriques - Universidade do Minho, Portugal
  • Pilar Rodríguez Marín - Universidad Autónoma de Madrid, España
  • Ramón Fabregat Gesa - Universitat de Girona, España
  • Rita Cadima - Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Rosário Rodrigues - Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
  • Sara Balderas Díaz - Universidad de Cádiz, España
  • Susana Nieto Isidro - Universidad de Salamanca, España
  • Yannis Dimitriadis - Universidad de Valladolid, España

Comissão Organizadora

  • António Lucas (CCTIC, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Belmiro Rego (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Cristina Azevedo Gomes (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal) - Presidente
  • Luísa Augusto (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Maria Isabel Abrantes (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Maria Figueiredo (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Miguel Midões (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Pedro Rito (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Salomé Morais (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Sonia Ferreira (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)
  • Teresa Gouveia (Instituto Politécnico de Viseu, Portugal)

Inscrição

• Inclui documentação, certificados e acesso a todas as atividades da conferência incluindo coffee breaks, visita cultural e jantar SIIE.
Até 22 Outubro – 175€
Após 22 Outubro – 225€

Nota: Autores com mais do que dois papers, acresce o valor de 50€ (por cada comunicação extra).

• Inclui documentação, certificados e acesso a todas as atividades da conferência incluindo coffee breaks, visita cultural e jantar SIIE.
Até 22 Outubro – 150€
Após 22 Outubro – 200€

Nota: Autores com mais do que dois papers, acresce o valor de 50€ (por cada comunicação extra).

• Inclui acesso a todas as atividades da conferência incluindo coffee breaks, visita cultural e jantar SIIE.
Até 22 Outubro – 100€
Após 22 Outubro – 120€

• Inclui documentação, certificado e coffee breaks.
Até 22 Outubro – 80€
Após 22 Outubro – 100€

• Inclui documentação, certificado e coffee breaks.
Inscrição obrigatória, gratuita

• Inclui documentação, certificado e coffee breaks.
Até 22 Outubro – 20€
Após 22 Outubro – 25€

• Inclui Visita cultural e Jantar SIIE
Apenas deve escolher esta opção se a modalidade em que se inscreveu não inclui o programa social e ainda assim gostasse de participar.
Valor: 50€

*Os membros da IEEE (https://www.ieee.org/) têm um desconto adicional de 10% no SIIE 2025, quando solicitado.

Link para a inscrição

Oradores

Foto de Sandra Soares
20 de Novembro | Painel: Digital e Educação: Agendas de Investigação, Desafios e Oportunidades de Financiamento
Moderação: Maria João Silva, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa

Sandra Soares

Doutorada em Psicologia, pelo Instituto Karolinska. Em 2018-2022 assumiu o cargo de Pró-Reitora para a inovação curricular e internacionalização da formação do 1º e 2º ciclos e, antes disso, teve assento no Conselho Pedagógico, tendo sido presidente adjunta da Comissão permanente para a avaliação e qualidade pedagógicas.

Integra diversos projetos europeus relacionados com a transformação do ensino e aprendizagem, nomeadamente o projeto das Universidades Europeias, a ECIU University. Na sua área de investigação, tem várias dezenas de artigos internacionais publicados e várias participações em projetos e conferências internacionais.

É membro integrado do centro de investigação William James Center for Research e coordenadora do EmoSenses Lab. Em 2021 foi uma das mulheres cientistas portuguesas homenageadas pela Ciência Viva.

Sandra Soares | Universidade de Aveiro

Foto de Francisco José García Peñalvo

Francisco José García Peñalvo

Francisco José García-Peñalvo é professor titular do Departamento de Ciência da Computação e Automação da Universidade de Salamanca (USAL), com quatro períodos de seis anos de investigação reconhecida, um período de seis anos de transferência e inovação reconhecidas e cinco períodos de cinco anos de ensino reconhecido. Recebeu o Prémio Gloria Begué de Excelência no Ensino em 2019 e o Prémio Maria de Maeztu de Excelência na Investigação em 2023. Foi também Professor Distinto na Faculdade de Humanidades e Educação do Tecnológico de Monterrey, México (2016-2018) e é Investigador de Impacto Internacional na Universidade Nacional San Agustín, Arequipa, Peru.

Desde 2006, é chefe do Grupo de Investigação Reconhecido pela USAL GRIAL (grupo de investigação sobre Interação e eLearning). Este grupo é uma Unidade de Investigação Consolidada do Governo da Junta de Castilla y León (UIC 81). Incluído na lista dos 2% melhores cientistas do mundo da Universidade de Stanford (2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025) https://d66z.short.gy/L9UBms.

Orientou 33 teses de doutoramento. Foi vice-reitor de Inovação e Novas Tecnologias da Faculdade de Ciências da USAL de 2004 a 2007 e vice-reitor de Inovação Tecnológica desta universidade de 2007 a 2009. Atualmente, é vice-diretor do Instituto de Investigação em Ciências da Educação (IUCE) e coordenador do Programa de Doutoramento em Educação na Sociedade do Conhecimento da USAL.

É editor-chefe da revista «Education in the Knowledge Society» e editor associado de várias revistas, com destaque para a IEEE Access, Computers in Human Behavior e Computers in Human Behavior Reports. Foi editor associado da IEEE RITA e da IEEE Transactions on Learning Technologies. Publicou mais de 150 artigos de investigação em revistas indexadas no JCR SCIE/SSCI/+2023 (72 Q1).

Francisco José García Peñalvo | University of Salamanca

Foto de Dónal Mulligan
21 de Novembro | From Anxiety to Action: Attitudes, Assessment, and AI in Irish Higher Education

Dónal Mulligan

Dr. Dónal Mulligan é professor e investigador na área dos Media e Comunicação na Universidade de Dublin. As suas áreas de ensino e investigação estão relacionadas com a Tecnologia e Sociedade – em particular sobre os efeitos e aplicações das tecnologias emergentes.

Recebeu diversos prémios pelo seu desempenho docente e pelas suas contribuições para o Ensino e Aprendizagem, incluindo o President's Award for Excellence. O seu foco mais recente tem sido a Inteligência Artificial (IA Gen), estando envolvido na investigação e desenvolvimento de políticas sobre oportunidades, preocupações e impactos da IA Generativa no ensino superior.

Em colaboração com colegas da Universidade de Dublin e do Instituto para a Democracia e Sociedade dos Media do Futuro, na Irlanda, está envolvido em iniciativas de literacia para os media, com o objetivo de desenvolver a consciência pública sobre os fundamentos da IA e os seus impactos emergentes em várias áreas da cidadania.

É coapresentador de uma série de podcasts sobre estes temas (EnoughAboutAI.com) e tem contribuído para comissões governamentais, seminários públicos, meios de comunicação, projetos da UE e ações de formação nestas áreas.

Dónal Mulligan | Dublin City University

Foto de Filipa Santos Cunha
22 de Novembro | Como se aprende quando ninguém manda aprender? O caso TUMO

Filipa dos Santos Cunha

Filipa dos Santos Cunha é psicóloga organizacional, com o foco em gestão de pessoas e projetos no setor do impacto social. Estudou psicologia no ISCTE-IUL. Co-fundou em 2013 o projeto educacional Inspiring Future, reconhecido como o melhor projeto de empreendedorismo social em 2015 pela Acredita Portugal, e está hoje em mais de 300 escolas a nível nacional.

Colaborou na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em investigação na área do idadismo e da intergeracionalidade, e na Prozis na área dos recursos humanos em equipas tecnológicas. Na Teach For Portugal liderou a criação das áreas de comunicação, e de gestão de carreira e alumni, para além de ter tido funções de gestão organizacional.

Atualmente, é co-diretora executiva do TUMO Portugal onde lidera a componente pedagógica dos 3 centros em Portugal que inspiram mais de 4000 jovens para as áreas da tecnologia e criatividade.

Local

O SIIE 2025 irá decorrer no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), situada na Avenida Cidade Politécnica, em Viseu.

Programa (Atualizado)

09h00-09h30 | Receção dos participantes

09h30-10h00 | Sessão de abertura
Presidente do Instituto Politécnico de Viseu – José Santos Costa
Presidente da Escola Superior de Educação de Viseu – Esperança Ribeiro
Comissão Científica -. Isabel Pereira
Comissão Organizadora – Cristina Azevedo Gomes
10h00-11h00 | Painel 1 - “Digital e Educação: agendas de investigação, desafios e oportunidades de financiamento”, Sandra Soares (Universidade de Aveiro) e Francisco José García-Peñalvo (Universidade de Salamanca). Moderação Maria João Silva (Politécnico do Lisboa)

11h00-11h30 | Coffee break

11h30-13h00 | Comunicações (sessão 1) | Auditório
#31 - Joana Neto e Sandra Pedrosa | “Instructional Strategies in Distance Education: A Critical Reflection on a Model for Designing and Developing Online Courses in a University Context after 15 Years of Practice and Transformation”
#35 — Isabel Salaberry, José Rufino e Arnaldo Pereira | “CPUSAS: A Web-Based Interactive Simulator for Teaching CPU Scheduling Algorithms”
#25 — Adorilson B. Araújo, António José Mendes e Nuno Miguel Gil Fonseca | “S2SM — Scaffolded 2-Spiral Model for Programming Learning”
#45 — Teresa Gouveia, Salomé Morais, Belmiro Rego, Cristina Gomes, Sónia Ferreira, Pedro Rito, Catarina Sousa, Helena Gomes, Filomena Sobral e Rui Raposo | “Lecturer Training for Generative AI in Higher Education: Pilot Study at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viseu”

11h30-13h00 | Comunicações (sessão 2) | Sala 1
#30 — José Marinho, Raquel Faria, Teresa Fragoso e Nuno Cid Martins | “The Impact of Virtual Reality Technology on Learning in Computer Science”
#7 — Ana Cláudia Loureiro, Paulo Silva e Julien Diogo | “B-Learning as a Teaching Methodology in a Master's Course: A Pilot Project”
#8 — Ana Cláudia Loureiro e Maribel dos Santos Miranda-Pinto | “Conceptions of Teaching Skills in Distance Learning: A Comparative Analysis of the Literature and the Digital Competency Frameworks”
#16 — Eduarda Ferreira, Bianor Valente, Ana Cristina Antunes, Ana Gama, Maria João Silva e Paula Xavier | "Unpacking Higher Education Students' Relationship with AI"

13h00-14h30 | Almoço

14h30-16h00 | Comunicações (sessão 3) | Auditório
#21 — Martín Llamas-Nistal, Manuel Caeiro Rodríguez, Fernando Mikic, Martín Liz-Domínguez e Nina Yarovenko-Kuzminykh | “Towards LLMs in the BeA Platform to Support Assessment and Reviewing Tasks”
#26 — Gabriel Guerrero-Contreras e Sara Balderas-Díaz | “A Telegram-Based Platform for Self-Assessment: NLP-Driven Classification and Collaborative Question Generation”
#29 — Tiago Franco, Paulo Alves, José Rufino, Maria de Fátima Pacheco e Nuno Ribeiro | “Insights from a Five-Year Academic Analytics Observatory: Challenges and Achievements”
#44 — Mariana Porta, Néstor Etcheverry, Sebastián Peláez e Regina Motz | “Supporting Course Design in Higher Education: The DYC Tool”

16h00-17h30 | Visita Cultural

09h30-11h00 Keynote 1 - From Anxiety to Action: Attitudes, Assessment, and AI in Irish Higher Education. Dónal Mulligan (Dublin City University)

11h00-11h30 | Coffee break

11h30-13h00| Comunicações (sessão 4) | Auditório
#1 — Carina Matos, Henrique Gil e Paulo Silveira | “Desenvolvimento do Pensamento Computacional no 1.º CEB com a Plataforma Digital «Code.org»”
#6 — J. Ángel Velázquez-Iturbide e Sergio Cavero | “Hacia un Catálogo de Defectos del Código para ScratchJr”
#20 — J. Ángel Velázquez-Iturbide | “El Camaleónico Rostro del Pensamiento Computacional en la Legislación Española”
#32 — Miguel Ángel Conde, Francisco Rodríguez-Sedano e Francisco José García-Peñalvo | “Design and Usability Evaluation of RoboSTEAMSEN User Model”

11h30-13h00 | Comunicações (sessão 5) | Sala 1
#3 — Maria José Costa e João Piedade | “Tangible Educational Robotics as a Pedagogical Strategy for Fostering Computational Thinking in Early Elementary Education: A Systematic Literature Review”
#4 — Maria José Costa e João Piedade | “Adaptation and Psychometric Validation of TechCheck-2 as a Tool for Assessing Computational Thinking in Portuguese Early Elementary Education”
#18 — Filipe Roque, Carla Freire e Rogério Costa | “Desenvolvimento do Pensamento Computacional num Clube de Programação e Robótica”
#34 — Ernani Damasceno, Ana Azevedo e Manuel Pérez-Cota | “Leveraging Grid Computing and Emerging Technologies to Support Innovation in Educational Computing”

13h00-14h30 | Almoço

14h30-16h00 | Comunicações (sessão 6) | Auditório
#19 — Susana Nieto-Isidro, José-Manuel Fernández-Queiruga e Higinio Ramos | | ““Profiles, Perceptions and Use of Artificial Intelligence by Engineering Students to Solve Mathematical Problems””
#41 — Cláudia Vajão e Generosa Nascimento | | “Reconfiguring Teaching in Higher Education: Pedagogical Approaches, Digital Integration, and Faculty Development Needs”
#33 — Nina Yarovenko-Kuzminykh | “Generative AI Conversational Agents for Supporting and Assessing Self-Regulated Learning
#38 — Pedro Neves Rito |“ “Higher Education Students’ Perceptions of Game-Based Learning: Motivations, Barriers, and Opportunities for Integration”

14h30-16h00 | Comunicações (sessão 7) | Sala 1
#9 — José Miguel Mota Macías, Serafin Cruces-Montes, José Antonio López Sánchez, Rosario Díaz Ortega, Esther Simancas-González e María del Mar Bornay-Barrachina | “Pasaporte Cultural: un sistema basado en Google Workspace para la acreditación de actividades extracurriculares alineadas con el EEES”
#11 — Lorena Gutiérrez-Madroñal, Rubén Baena-Pérez, Mercedes Jiménez-García, Esther Simancas-González, Ismael Traba-Outes, César Serrano Domínguez, María Paula Lechuga Sancho, Fernando Martín-Hidalgo Rodil e María-José Lechuga-Gómez | “Copa de la Casa — Iniciativa de gamificación transversal para estudiantes de una misma Facultad”
#12 — Lorena Gutiérrez-Madroñal, Rubén Baena Pérez, Juan Antonio Caballero-Hernández e José Miguel Mota-Macías | “Integración de Instagram y TikTok en la docencia universitaria: visibilidad, creatividad y aprendizaje”
#14 — Ricardo A. M. Maciel, Ana A. A. Carvalho, Marcos L. P. Pinheiro e Stella M. L. Nunes | “LLM-Assisted Assessment in Biology Education: A Comparative Study of ChatGPT-4o, Gemini 2.5 Flash and Teacher Grading in High-School Exams”

16h00-16h30 | Coffee break

16h30-18h30 | Comunicações (sessão 8) | Auditório
#23 — Manuel Palomo-Duarte, Alberto Contreras Puerto, Charbel Boueri-Martínez, Antonio Balderas, Juan Antonio Caballero-Hernández e Elena Moreno Pulido | “Wondercoins: difusión del patrimonio arqueológico numismático antiguo del occidente mediterráneo como datos abiertos”
#24 — Joaquín Gayoso-Cabada, Mercedes Gómez-Albarrán, Elena Rodríguez-Rivas e José-Luis Sierra-Rodríguez | “Definición de Esquemas de Metadatos en Clavy Mediante Gramáticas Formales”
#40 — Maria Magalhães, Helena Silva e José Lopes | “Critical and Creative Thinking in Mathematics A: A Study with Cooperative Learning and Emerging Technologies”
#13 — Leonardo Pedro, J. Ángel Velázquez-Iturbide, Maximiliano Paredes-Velasco e Daniel Palacios-Alonso | “The Emotional Experience of Learning Programming through Scratch in Technical and Vocational Education”

16h30-18h00 | Comunicações (sessão 9) | Sala 1
#36 — Pedro Neves Rito e Nelson Gonçalves | “Software Livre e Aberto no Ensino Superior”
#17 — Stella M. L. Nunes, Marcos L. P. Pinheiro e Ana A. A. Carvalho | “Active Learning and Digital Technologies in Higher Education: A Scoping Review”
#47 — José Neto, Isabel Pedrosa e Paulo Soares | “Development of Web Artefacts Using Design Science Research Methodology in Master's Internships: A Case Study”
#37 — Sara Balderas-Díaz e Gabriel Guerrero-Contreras | “Research Writing and Tool Evaluation in Cybersecurity Education: A Methodological Framework”

18h00-20h00 | Mostra Tecnológica

20h00-22h00 | Jantar do SIIE

09h30-11h00 | Comunicações (sessão 10) | Auditório
#5 — Alexandra Marques, Sónia Ingrês, Teresa Rodrigues e Henrique Gil | “«Hábil-Mente»: Avaliação das potencialidades da aplicação digital Hábil como recurso didático”
#22 — María Jesús Manzanares Cadenas, Diana Perez-Marín e Celeste Pizarro Romero | “Hacia el uso de Agentes Conversacionales Pedagógicos para la enseñanza inclusiva de la programación por bloques con ScratchJr”
#27 — Maria Dias, Cristiana Araújo e Pedro Rangel Henriques | “Authink: An Inclusive Educational Tool to Develop Computational Thinking in Students with Autism”
#28 — Cristiana Araújo, Sandra Lopes, Raquel Silvério, Pedro Rangel Henriques e João José Cerqueira | “Computational Thinking for All: Technological Opportunities for Inclusion”

11h00-11h30 | Coffee break

11h30-13h00 | Keynote 2 - Como se aprende quando ninguém manda aprender? O caso TUMO. Filipa dos Santos Cunha (TUMO Portugal)

13h00-13h30 | Sessão de Encerramento


O SIIE 2025 irá decorrer no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), situada na Avenida Cidade Politécnica, em Viseu.

Alojamento

Hotel José Alberto 3*

Preço de alojamento com pequeno-almoço buffet incluído:

  • Quarto individual: 48€
  • Quarto duplo: 60€

Refª: Participante SIIE25

Email: reservas@hotelvis.pt

Website: http://www.hotelvis.pt

Hotel Moinho de Vento 3*

Preço de alojamento com pequeno-almoço buffet incluído:

  • Quarto individual: 50.00€
  • Quarto duplo: 68.00€

Refª: Participante SIIE25

Email: geral@hmoinhodevento.pt

Website: https://hotelmoinhodevento.pt/

Hotel Grão Vasco 4*

Preço de alojamento com pequeno-almoço buffet incluído:

  • Quarto individual: 76.00€
  • Quarto duplo: 89.00€

Refª: Participante SIIE25

Email: geral@hotelgraovasco.pt

Website: https://hotelgraovasco.pt/

Montebelo Hotéis

  • Montebelo Viseu Congress Hotel & Spa 5*
  • Montebelo Príncipe Perfeito Viseu Garden Hotel 4*
  • Montebelo Palácio dos Melos Historic Hotel 4*

Para reservar basta aceder ao site do grupo: https://montebelohotels.com/pt/home

Promocode: SIIE25

Contacto

Todas as questões sobre submissões devem ser enviadas para siie2025@esev.ipv.pt.